IPVA Sergipe 2022: parcelamento, boleto Detran

Os proprietários de veículos do Estado do Sergipe poderão conferir abaixo informações sobre consultas no Detran, emissão e 2ª Via, datas de vencimento e descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Sergipe 2022.

Entre os meses de outubro e dezembro a SEFAZ – Secretaria Estadual de Fazenda e o Detran – Departamento Estadual de Trânsito definem e divulgam aos contribuintes as regras referentes ao anos seguinte, tendo vigência a partir de janeiro.

O que esperar do IPVA 2022?

Para o próximo ano, assim como era esperado, não foram adotadas mudanças na forma como o IPVA é cobrado no Estado do Sergipe. Assim, foram mantidas as mesmas condições de pagamento, descontos, isenção e datas de vencimento.

O que deve acontecer de mudança é em relação ao valor, que naturalmente decresce de um ano para o outro, mas neste ano subiu cerca de 15%. Isso por conta da alta dos veículos devido à Covid-19 (o valor a ser pago pelo contribuinte é calculado através do valor de mercado, indicado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

IPVA Sergipe 2022

Pagamento, Parcelamento e Descontos IPVA Sergipe 2022

Os contribuintes poderão solicitar o parcelamento do IPVA Sergipe 2022, sendo possível dividir em até dez vezes através do cartão de crédito, a depender da bandeira.

Além disso, podem pagar om desconto de 10% à vista em março. Neste caso, não há diferenciação de datas de acordo com a placa. Ou seja, todos os veículos têm vencimento da cota única com desconto em março, independente do final da placa.

O que muda de acordo com o final da placa é a data final de licenciamento. Até esta data, os contribuintes devem pagar à vista sem desconto ou parcelar no cartão.

Veja também: o que se o IPVA estiver atrasado.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Tabela de Vencimentos

IPVA Sergipe 2022 DETRAN

O pagamento do IPVA no Estado do Sergipe tem início em março e término em novembro.

Veículos com placa final 1 e 2 têm vencimento final para abril. Placas com final 3 e 4 têm vencimento final em maio, e assim sucessivamente, até a placa final 0, que deve quitar o imposto até novembro.

Confira abaixo a tabela completa e oficial de vencimentos do IPVA Sergipe 2022, divulgada recentemente pela SEFAZ e Detran:

Alíquotas IPVA 2022 Sergipe

As alíquotas para base de cálculo do imposto continuam as mesmas: 2% para todos os veículos. A exceção ocorre apenas para os veículos novos comprados para locadoras, que terão a alíquota de 1%%. Já as motos de 125 cilindradas estão isentas do pagamento do IPVA.

Alíquotas IPVA 2022

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Fazenda o IPVA incide sobre mais de 600 mil veículos no Sergipe e que espera arrecadar cerca de R$ 130 milhões em 2022.

Compartilhe com seus amigos: