IPVA 2022 SP: Consultar valor e imprimir boleto

Com a chegada de mais um ano os contribuintes já começam a buscar informações sobre o IPVA 2022 SP, já que o início do ano é o doloroso momento de pagar aquelas tradicionais contas, entre elas o IPVA.

Com o intuito de facilitar a vida do contribuinte paulista proprietário de veículo, abaixo será possível conferir todas as informações e novidades do IPVA 2022 do Estado de São Paulo, inclusive sobre consulta no site do Detran SP.

Como funciona o IPVA?

IPVA 2022 SP

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no Estado de São Paulo é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Fazenda, que divulgou neste início de janeiro todas as regras para 2022.

Não foram realizadas muitas alterações nas regras do imposto. No entanto, os contribuintes terão um melhor prazo/parcelamento e maiores e mais opções de descontos concedidos. Ou seja, são boas notícias para os contribuintes, que terão condições um pouco melhores para quitar o IPVA 2022 SP.

Em relação às alíquotas e opções de pagamento adotados no último exercício não houve mudanças, seguindo as mesmas do ano passado.

Cálculo do Valor do IPVA 2022 SP

Sem dúvidas esta é uma dúvida recorrente dos contribuintes, que às vezes não compreendem muito bem como funciona o cálculo do valor do IPVA.

Entretanto, este cálculo é bem simples. Primeiramente é preciso saber o valor de tabela do veículo. Em seguida basta multiplicar este valor pela alíquota correspondente.

Valor do Veículo – Tabela Fipe e Alíquotas

O contribuinte não deve se preocupar com o cálculo, já que este é realizado automaticamente pelo Governo Estadual e constam todas as informações necessárias no site oficial.

Embora todos os cálculos já sejam previamente informados, caso queira saber como calcular o valor do IPVA 2022 SP, seguem abaixo as alíquotas por categoria:

  • 4% do valor do veículo para automóveis movidos a gasolina ou flex;
  • 3% para veículos que rodam exclusivamente a álcool, gás ou eletricidade;
  • 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, máquinas e tratores e ônibus ou micro-ônibus;
  • 1,5% para caminhões.

Tabela de Vencimentos do IPVA 2022 SP

Primeiramente é preciso lembrar que são tabelas diferentes. Isso porque Caminhões possuem tabela de vencimentos própria.

Caminhões

São três opções de pagamento, sendo duas em cota única e o parcelamento. Veja abaixo.

Em janeiro será possível obter o desconto de 9% pagando à vista o IPVA. As datas de vencimento variam conforme a placa. Outra opção de cota única com desconto é em abril, mas de 5% e vencimento no dia 20, independentemente da placa do veículo.

Quem preferir parcelar terá que pagar a primeira cota em março, sendo os vencimentos em dias distintos dentro do mês, conforme número final da placa.

Em maio, julho, agosto e setembro vencem a segunda, terceira, quarta e quinta parcela, respectivamente. No entanto, neste caso o vencimento é em um dia específico definido pela Fazenda, ou seja, o mesmo vencimento para todas as placas.

Demais Veículos

IPVA 2022 Goiás

As datas de vencimento terão início em janeiro, quando será possível pagar a Cota Única com desconto de 9%.

Em fevereiro o contribuinte deverá quitar a primeira parcela ou ainda a segunda chance de Cota Única, com desconto de 5%.

Em março, abril, maio e junho teremos os vencimentos da segunda, terceira, quarta e quinta parcela do imposto. Os vencimentos dentro de cada mês variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Veja todas as datas abaixo:

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Como pagar o IPVA SP 2022?

IPVA SP 2022 DETRAN

O pagamento poderá ser efetuado nos seguintes Bancos Credenciados:

  • Bancoob
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Citibank
  • Daycoval
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Rendimento
  • Safra

O recolhimento poderá ser feito por meio do Código RENAVAM nos Guichês do caixa, Autoatendimento e Internet ou ainda através das Guias de recolhimento (GARE-IPVA), obtida no site da Fazenda.

Consultar o IPVA 2022 SP

O Governo do Estado não envia há alguns anos os boletos para as residências. Dessa forma, caso queira consultar informações do seu IPVA o contribuinte deve acessar o site oficial.

Para realizar a consulta do IPVA São Paulo 2022 acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda e selecione um dos serviços disponíveis.

Posteriormente à escolha será preciso informar dados do veículo para ter acesso ao conteúdo.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPVA 2022 SP

Embora não seja necessário imprimir qualquer papel para o pagamento do IPVA, caso o contribuinte queira emitir a segunda via poderá fazê-lo facilmente.

Para isso, basta acessar o menu de emissão de guias de pagamento no mesmo link já informado acima.

Contatos e Atendimento para o IPVA 2022 SP

Dúvidas sobre Licenciamento de Veículos, DPVAT, Seguro Obrigatório e outras taxas também poderão ser esclarecidas diretamente com Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo – DETRAN SP.

Caso necessite de atendimento presencial o contribuinte poderá agendar um atendimento em um dos locais de atendimento Poupatempo.

Compartilhe com seus amigos: