IPVA 2022 SC: consultar e pagar parcelado ou à vista

Os proprietários de veículos do Estado de Santa Catarina poderão acompanhar abaixo informações do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2022 SC, como consultas no Detran, emissão de 2 Via, tabelas de valores e de vencimentos.

Como será o IPVA 2022 em Santa Catarina?

IPVA SC 2022

O IPVA SC 2022 dessa vez, diferentemente dos últimos anos, ficar mais caro para os proprietários de veículos em Santa Catarina.

Isso porque a base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela Tabela FIPE – Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas, e os valores dos veículos subiram bastante no último ano, devido a Pandemia do Coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, aproximadamente três milhões de veículos serão tributados. O total da frota do Estado é de 4,5 milhões, no entanto muitos veículos recebem isenção.

Estado e municípios contam muito com estes valores arrecadados, já que o IPVA é uma de suas principais receitas. Do total arrecadado, após a destinação do valor obrigatório ao FUNDEB, 50% serão repassados aos municípios onde os veículos estiverem emplacados.

Por fim, o Governo do Estado não promoveu alterações nas demais regras para o próximo exercício. Dessa forma, os contribuintes devem contar com as mesmas condições de pagamento dos últimos anos.

Vencimento do IPVA 2022 SC – Tabela de Vencimentos

O proprietário do veículo pode pagar o IPVA 2022 SC à vista, em Cota Única, ou em três parcelas mensais consecutivas, todas as duas opções sem desconto.

Os vencimentos do IPVA variam de acordo com a placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento.

Placa com final 1 devem pagar a primeira parcela em janeiro, placa final 2 em fevereiro, final 3 em março e assim sucessivamente, conforme abaixo:

  • 1: cota única em janeiro ou parcelado em janeiro, fevereiro e março.
  • 2: cota única em fevereiro ou parcelado em fevereiro, março e abril.
  • 3: cota única em março ou parcelado em março, abril e maio.
  • 4: cota única em abril ou parcelado em abril, maio e junho.
  • 5: cota única em maio ou parcelado em maio, junho e julho
  • 6: cota única em junho ou parcelado em junho, julho e agosto.
  • 7: cota única em julho ou parcelado em julho, agosto e setembro.
  • 8: cota única em agosto ou parcelado em agosto, setembro e outubro.
  • 9: cota única em setembro ou parcelado em setembro, outubro e novembro.
  • 0: cota única em outubro ou parcelado em outubro, novembro e dezembro.

Veja a Tabela completa abaixo:

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Como pagar o IPVA 2022 SC à vista e parcelado?

IPVA 2022 SC DETRAN

O imposto poderá ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Bancoob/Sicoob e Cecred.

A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo. Aliás, o não pagamento também implica em Notificação Fiscal, são cobrados multa de 0,3% ao dia, até o limite máximo de 20% e juros de Selic ao mês ou fração.

Consultar o IPVA 2022 SC

Os contribuintes poderão acessar o site do Detran para efetuar a consulta dos valores devidos do IPVA 2022 SC.

O site está disponível no endereço eletrônico http://www.detran.sc.gov.br/informacoes/veiculos. Será necessário informar dados do veículo como placa e RENAVAM.

Demais informações também podem ser obtidas junto da Secretaria de Estado da Fazenda, disponível no endereço eletrônico http://www.sef.sc.gov.br/.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPVA 2022 SC

Não há envio de carnês ou boletos por parte do Detran ou SEF. Portanto, o contribuinte deverá emitir a 2ª Via do IPVA 2022 nos sites indicados acima para consulta.

Além disso, será possível pagar, para correntistas dos bancos credenciados, diretamente pelos canais de autoatendimento, como aplicativo e caixa eletrônico.

Compartilhe com seus amigos: