IPVA 2022 RS: consulta e pagamento com descontos

Apesar de que ainda falte algum tempo para o início do pagamento, muitos dos gaúchos proprietários de veículos já buscam informações sobre o IPVA 2022 RS, principalmente sobre os descontos que são oferecidos.

Com o propósito de auxiliar e orientar corretamente os motoristas, abaixo será possível obter do IPVA 2022 do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive sobre datas de vencimento e descontos no pagamento à vista.

Regras do IPVA 2022 RS

O imposto vai seguir do mesmo modo, sem alterações no próximo ano em relação aos últimos exercícios.

Assim, mais uma vez os contribuintes gaúchos poderão contar com até 28% de descontos, somando todos os benefícios oferecidos pelo Governo do Estado.

Além disso, o calendário de vencimentos estabelecido pelo Detran RS é muito flexível, permitindo que o pagamento seja efetuado de diversas formas e com descontos até em caso de parcelamento.

IPVA 2022 RS

Cálculo do Valor do IPVA – Valor do Veículo e Alíquotas

É comum que os proprietários paguem bem mais caro no IPVA 2022 RS. Isso ocorre porque os veículos sofreram uma grande valorização com a Pandemia da Covid-19. Como o tributo é cobrado sobre o valor venal do veículo, ou seja, seu preço de mercado, o imposto também tem um acréscimo em seu valor.

Os valores dos veículos para base de cálculo do IPVA são aqueles auferidos pela Tabela FIPE. Já as alíquotas são determinadas por legislação estadual, sendo de 3% para automóveis de passeio e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação.

Vencimento do IPVA 2022 RS – Quando começa o pagamento

Embora o IPVA seja do exercício de 2022, a cobrança tem início antes mesmo do ano começar. No entanto, essa opção é apenas para quem deseja obter ainda mais descontos. Ou seja, não há a obrigatoriedade de antecipar o pagamento e ele poderá ser feito em 2022 sem problemas, com suas devidas condições.

Os proprietários devem estar cientes de que os prazos finais para licenciamento têm datas de acordo com o número final da placa, conforme abaixo:

  • 1, 2, 3, 4 e 5 até 30/06/2022
  • 6, 7, 8, 9 e 0 até 31/07/2022

Estas, no entanto, são as datas-limite para o pagamento de todas as taxas, do IPVA, Licenciamento e DPVAT.

As datas de vencimento das parcelas são:

  • Dezembro de 2021: pagamento em cota única com desconto máximo (10% + UPF/RS, que está prevista para 10%, ou seja, a inflação).
  • Janeiro de 2022: cota única com 10% de desconto ou primeira parcela.
  • Fevereiro de 2022: cota única com 6% de desconto ou segunda parcela.
  • Março de 2022: cota única com 3% de desconto ou terceira parcela.
  • Abril de 2022:quarta parcela.
  • Maio: quinta parcela.
  • Junho: sexta e última parcela.

Veja abaixo as Tabelas de Vencimento divulgadas pelo DETRAN:

* Considerando os descontos máximos do Bom Motorista e Bom Cidadão
** Variação da UPF/RS estimada em 10,1%

* Considerando os descontos máximos do Bom Motorista e Bom Cidadão

Como e onde pagar o IPVA 2022 RS

Para correntistas das instituições abaixo o pagamento do IPVA 2022 RS poderá ser efetuado diretamente nos canais de autoatendimento, com débito em conta corrente. São elas:

  • Banrisul
  • Bradesco
  • Sicredi
  • Santander
  • Banco do Brasil

O pagamento também pode ser efetuado com a guia de arrecadação, que deve ser emitida conforme mostraremos abaixo.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Desconto no IPVA – Nota Fiscal Gaúcha (Bom Cidadão) e Bom Motorista

IPVA 2022 PR

Além dos descontos já apresentados acima, serão concedidos ainda descontos para o “Bom Motorista” e o “Bom Cidadão”.

O desconto para “Bom Motorista” é de 15% para quem não tiver infrações de trânsito nos últimos três anos, de 10% para quem não cometer infrações nos últimos dois anos e 5% para aqueles sem multas no último ano.

Por outro lado, o desconto do “Bom Cidadão” decorre da participação do contribuinte no Programa da Nota Fiscal Gaúcha. O desconto será de 5% para quem possuir 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver de 100 a 149 notas e 1% para quem possuir de 51 a 99 notas.

Vale lembrar que os descontos de “Bom Motorista” e “Bom Cidadão” são válidos a todos os contribuintes, independente da forma escolhida para o pagamento.

Consultar o IPVA 2022 RS e Imprimir 2ª Via

IPVA RS 2022

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul não encaminha boletos de pagamento do IPVA aos endereços dos contribuintes. Portanto, eles devem acessar o site da Sefaz ou Detran para realizar a consulta do IPVA 2022 RS.

Nos mesmos links será possível emitir a Segunda Via de boleto do IPVA 2022 e efetuar o pagamento diretamente nas agências bancárias já informadas acima.

Veja também:

Atendimento para o IPVA 2022 RS

Para quem necessitar de atendimento presencial a SEFAZ disponibiliza locais de atendimento aos contribuintes.

Embora seja possível obter atendimento presencial, a maior parte ou praticamente todos os serviços estão disponíveis pela internet, nos links informados ao longo deste artigo.

Compartilhe com seus amigos: