IPVA 2022 RO: boleto atrasado, isenção, descontos

Abaixo os contribuintes rondonienses proprietários de veículos poderão obter informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2022 RO. Confiram:

Sobre o IPVA 2022 RO

IPVA 2022 ES

Todos os anos a SEFIN divulga aos contribuintes as datas e valores para recolhimento do IPVA de Rondônia.

Em resumo, devem pagar o IPVA 2022 RO aqueles que são proprietários de veículos emplacados no Estado. No entanto, nem todos os veículos são tributados, já que em alguns casos é possível obter a isenção do imposto.

Como funciona o cálculo do IPVA?

As regras do IPVA 2022 foram divulgadas recentemente pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Finanças – SEFIN.

Ao contrário do que tem acontecido em muitos Estados da Federação, que estão aumentando os valores/as alíquotas do IPVA, a fim de alavancar a arrecadação, em Rondônia os contribuintes não devem ter qualquer surpresa.

Serão mantidas as alíquotas, prazos de pagamento, condições para isenção, descontos por antecipação do pagamento, entre outras regras.

A única mudança está relacionada ao aumento dos valores a serem pagos. Isso se dá pela valorização dos veículos na pandemia. O aumento médio é de 11%, de acordo com a Sefin.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Valor do Veículo – Tabela Fipe e Alíquotas

O cálculo do valor do IPVA 2022 RO leva em consideração o preço médio de mercado do veículo e também a sua alíquota correspondente.

A Tabela com todos os valores dos veículos tributados no Estado é divulgada juntamente com o calendário, no máximo no início de cada ano. Ela segue normalmente os preços auferidos pela Tabela FIPE.

Por outro lado, as alíquotas são pré-determinadas por legislação estadual. Atualmente, as alíquotas em Rondônia são de:

  • 1% – ônibus, micro-ônibus, caminhão e veículos destinados à locação;
  • 2% – motocicleta e automóvel de passeio com potência até mil cilindradas;
  • 3% – veículos terrestres de passeio ou utilitário, jipe, picape, caminhoneta e demais veículos não especificados.

Isenção do IPVA 2022 RO

IPVA SC 2022

Veículos com 15 anos de fabricação ou mais são automaticamente isentos do pagamento do IPVA. Além disso, há isenção do pagamento para portadores de deficiência física, visual ou mental e autistas.

Para esses últimos, a solicitação deve ocorrer através das Agências Renda, distribuídas pelas cidades do Estado.

Datas de Vencimento IPVA 2022 RO

De acordo com a SEFIN e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran RO, mais de 700 mil veículos são tributados no Estado e a arrecadação prevista é de R$ 400 milhões.

O Calendário de Vencimentos apresenta datas que variam de acordo com o número final da placa do veículo. Placas com final 1, 2 e 3 têm vencimentos a partir de janeiro, placa final 4 tem vencimento em fevereiro, final 5 em maço, 6 em abril, 7 em maio, 8 em junho, 9 em julho e 0 em agosto.

Após o primeiro vencimento, as duas parcelas restantes vencem nos meses seguintes.

Veja abaixo a Tabela de Vencimentos completa:

Formas de Pagamento IPVA 2022 RO

São três opções de pagamento:

– Pagamento parcelado em três vezes, em meses consecutivos e sem direito a descontos.

– Pagamento à vista no vencimento da primeira parcela com 10% de desconto.

– Pagamento à vista no vencimento da segunda parcela com 5% de desconto.

IPVA Rondônia 2022 atrasado

A multa para quem atrasar o pagamento do imposto é de 1% ao mês e multa diária de 0,33% (limitada a 20%). Além disso, pode ocorrer até a apreensão do veículo em eventual fiscalização/blitz.

Para pagar o IPVA RO 2022 atrasado basta emitir uma guia atualizada no site, conforme link a seguir (2ª via).

Para valores referentes a anos anteriores e inscritos em Dívida Ativa, busque uma renegociação e parcelamento pelo site oficial.

Consulta e 2ª Via Boleto IPVA

IPVA 2022 RO

Os contribuintes poderão consultar o IPVA RO 2022 no Detran e também na SEFIN. Nas mesmas páginas será possível emitir e imprimir a 2ª Via dos documentos para pagamento.

Atendimento – IPVA 2022 RO

Em caso de dúvidas, a SEFIN recomenda que o contribuinte procure a Agência de Rendas de sua localidade ou ligue para o telefone (69) 3211-6100.

Compartilhe com seus amigos: