IPVA 2022 RN: consulta valor, descontos e vencimentos

Os contribuintes do Estado do Rio Grande do Norte proprietários de veículos poderão acompanhar abaixo novidades sobre o IPVA 2022 RN, como consultas no Detran, valores, reajustes, pagamento e descontos.

Como funciona o IPVA?

IPVA 2022 RN

Anualmente a SET – Secretaria Estadual de Tributação e o DETRAN RN – Departamento Estadual de Trânsito divulgam as regras de recolhimento do IPVA do Rio Grande do Norte.

Devem pagar pelo imposto todos aqueles que possuem veículos licenciados no Estado, em todos seus municípios. Aliás, da receita do IPVA, metade fica com o Governo Estadual e a outra metade vai para os cofres da cidade onde o veículo foi emplacado. Assim, a receita do IPVA é uma das principais fontes de arrecadação dos municípios do Rio Grande do Norte.

Para 2022 as regras do IPVA do Rio Grande do Norte, como prazos para pagamento e descontos, vão seguir sem alterações. Dessa forma, devem ser mantidas as regras de exercícios anteriores.

Veja também: as regras do IPVA de outros Estados do Nordeste.

Como pagar o IPVA 2022 RN – Calendário de Vencimentos

IPVA 2022 PR

O IPVA 2022 RN poderá ser pago em até sete parcelas (somente se o valor total do débito for maior ou igual a R$ 100,00) ou também à vista no vencimento da primeira parcela, com desconto de 5%.

As datas de vencimento das parcelas variam de acordo com a terminação da placa do veículo. O calendário tem início em março para finais de placa 1 e 2, em abril para placas 3, 4 e 5, em maio para placas 6, 7 e 8 e junho 9 e 0.

Tabela de Vencimentos Por Placa

Veja abaixo a Tabela de Vencimento de cada uma das sete parcelas e também da cota única por placa:

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Locais de recebimento do imposto

Os boletos poderão ser pagos até o vencimento em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências do Banco do Brasil.

Além disso, os proprietários podem também efetuar o pagamento nos correspondentes bancários.

Consulta do IPVA RN 2022

IPVA 2022 RN Detran

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran RN afirma que proprietários recadastrados e sem débitos não receberão mais pelos Correios os carnês contendo guias para pagamento do IPVA. Além disso, os não recadastrados e com débitos devem se dirigir ao Detran ou Centrais do Cidadão para efetuar o recadastramento e receber as guias para pagar o imposto.

Depois de comprovados os pagamentos na rede bancária, o documento do veículo será enviado para o endereço do proprietário.

DPVAT e Licenciamento IPVA 2022 RN

Além do IPVA, devem ser pagas as taxas de licenciamento do Detran bem como o Seguro DPVAT. O carnê recebido já possui os códigos de barras para pagamento destas taxas.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPVA 2022 RN

Será possível também emitir 2 Via e consultar o IPVA RN 2022 através do site do Detran ou diretamente na Secretaria de Tributação, nos links abaixo.

Compartilhe com seus amigos: