IPVA 2022 RJ: imprimir boleto Bradesco e vencimentos

Neste artigo os contribuintes do Estado do Rio de Janeiro poderão acompanhar todas as informações do IPVA 2022 RJ, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Com a chegada de mais um ano os contribuintes proprietários de veículos já começam a pesquisar e se informar sobre os impostos pagos normalmente nesta época.

Como funciona o IPVA no Rio?

No Estado do Rio de Janeiro todas as regras e informações do IPVA são definidas e divulgadas pelos órgãos responsáveis pela cobrança do imposto, SEFAZ (Secretaria Estadual de Fazenda) e DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), entre os últimos dias de cada exercício.

E já no início de 2022 foram divulgadas todas as informações sobre o IPVA do Rio, as quais você poderá saber abaixo.

IPVA 2022 RJ SEFAZ

Valor do IPVA 2023 RJ mais caro

Como tem acontecido em todos os últimos exercícios, não foram adotadas mudanças nas regras do IPVA 2022 RJ em relação ao ano anterior.

Dessa forma, os cariocas que possuem em seus nomes veículos automotores registrados vão contar com os mesmos prazos, descontos e vencimentos de sempre.

A mudança desagradável, na verdade, já era esperada, com a alta sem fim dos veículos novos e usados, devido à Covid-19. Essa alta generalizada faz com que o IPVA dos veículos fique mais caro, pois o imposto é calculado sobre o valor de tabela.

Estima-se que os veículos ficaram cerca de 22% mais caros no último período. O mais comum é pagar o IPVA mais barato que no ano anterior, em média 3,5% mais baixo, pela desvalorização natural do mercado. Porém, com a pandemia tudo mudou e os preços dispararam, chegando agora ao bolso do contribuinte.

Veja também: Como funciona o cálculo do IPVA 2022.

Quem é isento do IPVA 2022 RJ?

Serão isentos do IPVA 2022 do Rio de Janeiro os seguintes veículos:

  • De entidades filantrópicas ou de aluguel.
  • Reboques e similares.
  • Adaptados para portadores de deficiência física.
  • Oficiais federais, estaduais e municipais.
  • Com mais de 15 anos de fabricação.

Veja também:

Vencimentos do IPVA 2022 RJ

No Rio de Janeiro, para todos os contribuintes o IPVA deve ser pago entre janeiro e abril. No entanto, as datas de vencimento de cada parcela ou do pagamento à vista com desconto variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Assim, a primeira parcela vence entre o final de janeiro e o início de fevereiro para todas as placas. Neste mesmo vencimento deve ser paga a cota única, para quem assim preferir.

Por outro lado, quem quiser parcelar terá que pagar a segunda parcela entre o final de fevereiro e início de março e terceira e última parcela entre o final de março e início de abril, também para todas as placas.

Veja abaixo os dias exatos de vencimentos:

Formas de Pagamento IPVA 2022 RJ

O IPVA poderá ser pago à vista, com desconto previsto de 3%, ou até mesmo ser parcelado em três vezes, com cotas iguais e consecutivas, mas sem direito a qualquer tipo de desconto.

Muita atenção, pois o vencimento do pagamento integral será o mesmo da primeira parcela.

IPVA 2022 RJ DETRAN

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Onde pagar o boleto do IPVA 2022 RJ?

IPVA Bradesco 2022

O pagamento da GRD – Guia para Regularização de Débitos poderá ser efetuado em qualquer agência bancária conveniada, inclusive em seus correspondentes autorizados:

  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Banco Bradesco
  • Caixa Econômica Federal

Consulta IPVA 2022 RJ – Imprimir Boleto Bradesco

Para consultar e emitir o boleto e/ou 2 Via do IPVA 2022 RJ o proprietário do veículo deverá acessar o site do Banco Bradesco ou também nos terminais de autoatendimento, munido do RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores do veículo em questão.

A GRD para pagamento pode ser obtida através da página do Banco Bradesco S.A. no caminho: https://www.bradesco.com.br/→ Produtos e Serviços → Mais Produtos e Serviços → Pagamentos → na lista ‘Tributos’ clicar em “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRM e GRT” e depois em “Gerar Boleto”.

Compartilhe com seus amigos: