IPVA 2022 PB: consulta, 2ª via atrasado, desconto

Início do ano é o momento de se preparar e começar a pagar o IPVA 2022 PB. O imposto é cobrado dos proprietários de veículos emplacados no Estado, salvo em caso de isenção, que também falaremos mais detalhadamente logo abaixo.

Para se preparar para o correto pagamento, os contribuintes proprietários de veículos automotores do Estado da Paraíba poderão acompanhar aqui novidades e informações a respeito do IPVA 2022, como reajustes, alíquotas, tabelas, vencimentos, descontos e consultas.

Como funciona o cálculo do IPVA?

Como calcular o IPVA 2022

Atualmente, as alíquotas adotadas para cálculo do IPVA são de:

  • 2,50% para Automóveis, motocicletas, micro-ônibus e caminhonetes;
  • 1,00% para Caminhões e ônibus.

Estes percentuais são aplicados sobre os valores de mercado dos veículos emplacados no Estado, e assim que se chega ao cálculo e valor a ser pago no IPVA PB 2022.

Para o ano de 2022 serão mantidas essas mesmas alíquotas, que já vêm sido utilizadas nos últimos anos. Já o valor de mercado dos veículos será divulgado no lançamento do IPVA 2022, utilizando provavelmente os preços médios indicados na Tabela FIPE.

Isenção do IPVA 2022 PB – quem tem direito?

Entre as regras de isenção do IPVA, uma das principais é a respeito do ano de fabricação do veículo. Na Paraíba, veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento. Assim, veículos fabricados até 2006 terão isenção do pagamento do IPVA 2022 de Paraíba.

Além disso, outras situações também estão previstas e dão direito ao benefício. É o caso de taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico, motofrentistas e de motoboys até 150 cilindradas.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Tabela de Vencimentos IPVA 2022 PB

IPVA 2022 PB

O calendário de vencimentos do IPVA 2022 PB tem início em janeiro e término dezembro, com descontos de até 10%.

Os vencimentos dos pagamentos se dão de acordo com o número final da placa do veículo. É possível parcelar em até três vezes, em meses consecutivos.

Para veículos com placa final 1 e 2 os vencimentos se iniciam em janeiro e terminam em março. Já para placas com final 3 e 4 o pagamento deve ser efetuado entre fevereiro e abril. Placa final 5 entre os meses de março e maio e assim sucessivamente.

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran PB já publicou a Tabela de Vencimentos e os contribuintes poderão realizar suas consultas do IPVA 2022 PB através do site oficial, onde também é possível emitir 2ª Via.

Veja abaixo a Tabela:

Formas de Pagamento IPVA 2022 PB

Os contribuintes podem pagar de três formas, sempre observando as datas de vencimento de sua placa.

O IPVA pode ser parcelado em três vezes sem desconto. Pode também ser quitado à vista, em Cota Única, no vencimento da primeira parcela, tendo direito a um desconto de 10% sobre o valor total devido.

Por fim, quem quiser pagar de forma integral no vencimento da terceira e última parcela terá mais tempo, mas não terá desconto.

Onde pagar o IPVA? E se estiver atrasado?

O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária credenciada. Basta emitir o boleto, conforme mostraremos abaixo, e efetuar a quitação nos meios oferecidos pelas instituições, como atendimento presencial, aplicativos, caixas eletrônicos e internet banking.

Caso o contribuinte deixe de pagar no prazo estabelecido, o IPVA sofrerá acréscimos de juros e multa, além de o carro poder ser apreendido em eventual fiscalização. Além disso, outras medidas legais podem ser tomadas quando o IPVA está atrasado.

Para pagar o seu imposto atrasado, emita a 2ª via pelo site (ela será atualizada). Em casos de débitos em Dívida Ativa, procure a SEFAZ para renegociar.

IPVA 2022 Atrasado

Consultar e imprimir 2ª Via do IPVA 2022 PB

Através das páginas acima, informe os dados do seu veículo, como placa e RENAVAM, faça a consulta do seu imposto e a impressão para pagamento.

Compartilhe com seus amigos: