IPVA 2022 MT: emitir guia, descontos, isenção

O Governo do Estado do Mato Grosso definiu e anunciou recentemente o calendário de pagamento e demais regras referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2022 MT.

Abaixo, os contribuintes proprietários de veículos emplacados no Estado poderão obter informações e se preparar para o pagamento do imposto, inclusive obtendo descontos.

Sobre o IPVA 2022 MT

IPVA 2022 MT SEFAZ

A Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ MT e o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN MT, órgãos responsáveis pela cobrança do IPVA, estimavam que no próximo ano os contribuintes pagassem cerca de 10,5% mais caro em relação ao último exercício.

Este percentual se refere à valorização dos veículos, que é apontada pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Os valores desta tabela servem de base de cálculo para o imposto.

Entretanto, houve o congelamento votado e aprovado pelo Governo do Estado, impedindo que esse avanço nos valores dos veículos pesasse no bolso do contribuinte no pagamento do IPVA. Assim, serão mantidos os valores como no ano anterior, sem atualização.

A frota atual do estado é de aproximadamente 2,2 milhões de veículos. A expectativa do estado é que sejam arrecadados mais de R$ 800 milhões com o IPVA MT 2022, sendo que 50% desse total são repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

Valor do Veículo – Tabela Fipe e Alíquotas

Como dissemos acima, o valor utilizado para base de cálculo é o valor de tabela do veículo, normalmente sendo aqueles contidos na Tabela FIPE.

Por outro lado, as alíquotas que incidem sobre esses valores venais dos veículos são de:

  • 1% para ônibus, microônibus, caminhão, motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas, para veículos automotores destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras.
  • 2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas.
  • 2,50% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas.
  • 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo e motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas, além de veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, e demais veículos não especificados.
  • 3,50% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas.
  • 4% para veículos de competição.

Como calcular o IPVA 2022

Isenção do IPVA 2022 MT: que tem direito?

De acordo com a SEFAZ, pessoas portadoras de necessidades especiais, veículos utilizados como táxi e outras situações previstas em lei podem ter isenção do pagamento do IPVA MT 2022.

Para verificar os documentos necessários e ter acesso ao formulário eletrônico, acesse o site oficial da Secretaria.

IPVA 2022 MT

Vencimento do IPVA 2022 MT

São 4 calendários distintos: placas com final 1, 2 e 3 começam a pagar em março. Placas 4, 5 e 6 têm início dos vencimentos em abril. Placas com final 7, 8 e 9 em maio e placas final 0 em junho.

No mês do primeiro vencimento da placa, quem pagar à vista até o dia 10 terá 5% de desconto. Quem pagar até o dia 20 terá 3% de redução. Quem pagar à vista até o fim do mês não terá abatimento.

Além do pagamento em cota única, o parcelamento deverá ocorrer em até 6 vezes. A primeira parcela vence no primeiro mês, até o último dia. As demais parcelas vencem nos meses seguintes.

Veja a Tabela com opções de Cota Única abaixo:

Veja agora os vencimentos das parcelas:

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Como pagar o IPVA 2022 MT parcelado e com descontos

A SEFAZ concede descontos a quem pagar o imposto de forma antecipada, em Cota Única.

O desconto poderá ser de 3% ou 5%, dependendo do dia de pagamento no mês de vencimento da placa do veículo. Lembrando que os vencimentos ocorrem em meses diferentes de acordo com o número final da placa, conforme a seção de vencimentos acima.

O pagamento poderá ser realizado também em até seis vezes mensais, iguais e sucessivas. Em caso de atraso com seus compromissos o contribuinte terá que pagar juros e multas.

IPVA 2022 PR

Onde pagar o IPVA?

O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil e correspondentes bancários, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Primacredi e Santander.

Consultar o IPVA 2022 MT

A Guia de Recolhimento poderá ser emitida a partir de janeiro no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda. O contribuinte poderá parcelar e emitir o boleto num mesmo acesso, no qual serão listados os débitos e os possíveis parcelamentos.

Consultas do IPVA MT 2022 também estarão disponíveis no DETRAN MT.

Compartilhe com seus amigos: