IPVA 2022 MS: Tabela, Consulta e Parcelamento

É provável que muitos contribuintes já estejam pensando no pagamento do IPVA 2022 MS, mesmo alguns meses antes do início da cobrança.

Já que não dá para fugir desta responsabilidade, o ideal mesmo é se preparar para o pagamento e estar por dentro das regras para obter os descontos oferecidos.

Então, confira abaixo como emitir 2ª Via e consultar o IPVAImposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Mato Grosso do Sul.

Como funciona o IPVA?

IPVA 2022 MS

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, através do Departamento Estadual de Trânsito – Detran MS, divulga anualmente aos contribuintes proprietários de veículos licenciados em todo o Estado as informações e regras referentes ao IPVA.

O imposto é cobrado de todos os proprietários de veículos licenciáveis no Estado, salvo em caso de isenção.

Com os valores arrecadados tanto o Governo do Estado quanto dos municípios pode realizar melhorias para os cidadãos em diversas áreas. Isso porque a receita do IPVA é dividida entre o Estado e a cidade onde o veículo foi emplacado (exatamente 50% para cada).

Mudanças e reajustes

A princípio não haverá mudanças nas regras. Dessa forma, os contribuintes devem contar com os mesmos prazos para pagamento e descontos concedidos. Aliás, os descontos oferecidos no IPVA 2022 de MS estão entre os maiores do país.

Cálculo do Valor do IPVA 2022 MS

Em resumo, o IPVA é calculado sobre o valor de mercado do veículo de acordo com a Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE.

Posteriormente, sobre os valores da tabela são aplicadas as alíquotas correspondentes, que variam de acordo com a categoria do veículo.

As alíquotas são de 3,5% para veículos de passeio e utilitários e de 2% para demais veículos, como ônibus, caminhões e motocicletas.

Tabela de Vencimentos IPVA 2022 MS

É preciso estar atento às datas de vencimento do IPVA, que se iniciam em janeiro e se estendem até maio.

Em janeiro vence também a cota única, isto é, o pagamento integral antecipado e com descontos, conforme veremos abaixo.

Por outro lado, o parcelamento ocorre em vencimentos mensais, sempre no último dia útil do mês.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Formas de Pagamento IPVA 2022 MS

Será possível obter o desconto de 15%, se o pagamento do IPVA for efetuado à vista até o final do mês de janeiro. Entretanto, no parcelamento não há direito a desconto.

Tabela de Vencimentos

As datas são as mesmas independentemente do final da placa:

  • 1ª parcela – 31 de janeiro de 2022
  • 2ª parcela – 28 de fevereiro de 2022
  • 3ª parcela – 31 de março de 2022
  • 4ª parcela – 29 de abril de 2022
  • 5ª parcela – 31 de maio de 2022

Em caso de atraso, haverá juros de mora e multa, além da possibilidade da apreensão do veículo com documento irregular.

Como consultar o IPVA e imprimir a Segunda Via?

DETRAN IPVA 2022 MS

Antes do vencimento da primeira parcela e Cota Única a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ encaminhará os carnês às residências dos contribuintes.

É preciso ter muita atenção, pois há relatos de boletos falsos sendo entregues e eventualmente sendo pagos pelos contribuintes, que não conferem as informações.

Quem não receber o carnê ou preferir emitir pela internet poderá fazê-lo diretamente pelo site oficia do DETRAN MS. Primeiramente deve ser acessado o site do Detran. Em seguida basta acessar a opção IPVA e informar os dados solicitados para emissão dos débitos.

Além disso, outros serviços podem ser realizados de forma totalmente digital, no mesmo site, como consulta de multas e dúvidas sobre licenciamento e habilitação.

DPVAT e Licenciamento IPVA 2022

Juntamente com o IPVA o contribuinte deve pagar as taxas de licenciamento e DPVAT. O pagamento destes valores é essencial para a emissão do documento atualizado do veículo, o CRLV 2022.

O Seguro DPVAT, apesar das tentativas do governo para o seu encerramento, ainda está válido e também deve ser pago. Ele poderá ser utilizado posteriormente em caso de acidente de trânsito.

Contatos para IPVA 2022 MS: Endereço e Telefone

Quem necessitar de atendimento presencial para tratar de assuntos relacionados ao IPVA poderá se dirigir a um dos postos de atendimento da SEFAZ:

UFIPVA – Unidade de Fiscalização do IPVA

Av. Fernando Corrêa da Costa, 858 – Centro, Campo Grande – MS. Expediente de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30

Atendimento Telefônico

Telefones: (67) 3316-7500 / 3316-7534 / 3316-7541, com expediente igualmente de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.

Compartilhe com seus amigos: