IPVA 2022 MG: Consulta valor e parcelamento

O IPVA 2022 MG é um dos mais buscados na internet no Brasil. Isso se deve à grande frota de veículos no Estado de Minas Gerais, um dos maiores do país.

Os mineiros estão entre os que pagam mais caro pelo IPVA, considerando as alíquotas que são aplicadas por cada Estado e pelo DF.

Abaixo os contribuintes poderão acompanhar informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2022 MG.

Sobre o IPVA em Minas Gerais

IPVA 2022 MG

Durante os meses de outubro e dezembro, todos anos o Governo do Estado de Minas Gerais define e divulga as regras e regras do imposto.

São a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF e do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN os responsáveis pelo recolhimento do IPVA 2022 e disponibilização de informações ao contribuinte.

Entre estas informações, as principais e mais aguardadas pelos mineiros são as referentes às tabelas de vencimentos e de valores.

Veja também: como funciona o cálculo do seu IPVA – Alíquotas de todos os Estados.

Cálculo do Valor do IPVA 2022 MG

Graças ao congelamento dos valores dos veículos tributados no Estado, o IPVA em MG não terá o reajuste que era esperado, de 22,8%, referente à forte alta devido à Covid-19.

Esta é uma ótima notícia para os mineiros, que pagarão o imposto no mesmo valor do último ano.

Tabela Fipe e Alíquotas do IPVA

Da mesma forma que nos últimos anos as alíquotas do IPVA 2022 MG serão de:

  • 4% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete cabine dupla, caminhonete cabine estendida e motor-casa
  • 3% para caminhonete de carga (picape) cabine simples e furgão
  • 2% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário com autorização para transporte público comprovada pelo registro no órgão de trânsito na categoria aluguel e também para motocicletas e/ou similares
  • 1% para veículo de locadora (pessoa jurídica) e também para ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator

Os valores dos veículos nos quais incidem essas alíquotas acima normalmente são determinados pela Tabela Fipe. Em outras palavras, basta pesquisar o valor do veículo na Tabela e multiplicar pela alíquota para calcular o IPVA 2022 MG.

Porém, como dissemos anteriormente, os valores foram congelados pelo Estado de MG. Não importa o valor atual do veículo, e sim o valor que ele possuía no IPVA do ano anterior.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Tabela de Vencimentos IPVA 2022 MG

São oferecidas duas opções de pagamento no IPVA 2022 de Minas Gerais. A primeira delas é o pagamento em cota única, que trataremos abaixo, abordando os descontos.

A outra opção de pagamento é o parcelamento: é possível pagar o IPVA 2022 MG em três vezes, com vencimentos nos meses de março, abril e maio, excepcionalmente neste ano.

Os vencimentos ocorrem entre os dias 21 e 31 de destes meses, variando conforme o número final da placa do veículo.

Além disso, é importante lembrar que os contribuintes devem quitar também a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório – DPVAT. Essas taxas devem ser pagar até o final de março.

Desconto no IPVA 2022 à vista e Bom Pagador

IPVA 2022 Minas Gerais

O desconto por antecipação é de 3%. Portanto, quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela, em março, terá uma redução sobre o valor total.

Além disso, há o desconto do Programa Bom Pagador, que consiste em bonificar em 3% aqueles que pagaram o IPVA dos dois últimos anos em dia. Assim, o IPVA 2022 MG pode ter até 6% de desconto, se forem somados os dois percentuais.

Lembramos que o desconto para Bom Pagador se refere aos pagamentos do IPVA nos anos anteriores DO VEÍCULO, e não do CPF do proprietário. Assim, se você pagou o seu IPVA corretamente em todos os últimos anos, mas vendeu o seu carro recentemente e comprou outro que não teve o imposto pago em dia, saiba que você não terá os 3% adicionais.

Como pagar o IPVA 2022 MG

O pagamento pode ser efetuado tanto no autoatendimento das instituições credenciadas, quanto presencialmente, posteriormente à emissão dos boletos do IPVA 2022.

Os correntistas de bancos podem pagar direto pelo Caixa Eletrônico ou Internet Banking, bastando acessar seus terminais e procurar pela opção em “Pagamentos”. Será necessário informar dados do veículo, como RENAVAM e placa.

Caso prefira pagar o boleto, basta emitir a 2ª Via no passo a passo que vamos apresentar à frente.

Os bancos conveniados são:

  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Bradesco
  • Sicoob
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal

Consultar o IPVA 2022 MG

Para realizar a consulta do IPVA 2022 MG o contribuinte deverá acessar o site oficial do DETRAN. Posteriormente, na página do órgão deve-se clicar em na opção IPVA e então acessar informando o RENAVAM e o ano da consulta.

Emitir e Imprimir 2ª Via Boleto IPVA

DETRAN IPVA 2022 MG

Basta seguir os mesmos passos acima, de consulta, para emitir e imprimir os boletos do IPVA 2022. Ao finalizar sua consulta, faça o download do documento e então a sua impressão.

O boleto pode ser pago em toda a rede bancária credenciada, já informada acima.

Compartilhe com seus amigos: