IPVA 2022 ES: consulta DETRAN, boleto atrasado

Início de ano é o momento de pagar impostos, e entre eles está IPVA 2022 ES, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Neste artigo os proprietários de veículos do Estado do Espírito Santo, na região sudeste do país, poderão acompanhar todas as informações e novidades a respeito do IPVA 2022, como consultas no Detran, datas de vencimento, descontos e isenções.

Regras do IPVA no Espírito Santo?

Todos os anos a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran ES definem e divulgam aos contribuintes todas as regras referentes ao imposto. Esta divulgação acontece entre os últimos meses de um ano e têm vigência a partir do ano seguinte.

Não foram anunciadas e já não eram esperadas alterações para o IPVA 2022 ES. Dessa forma, os contribuintes capixabas deverão contar com exatamente os mesmos prazos para pagamento e mesmos descontos adotados nos últimos exercícios, o que mostraremos logo abaixo.

IPVA 2022 ES

Vencimentos do IPVA 2022 ES (Tabela)

A SEFAZ e o Detran estabeleceram duas tabelas diferentes de vencimentos para IPVA 2022 ES: uma para automóveis utilitários e motocicletas e outra tabela exclusiva para veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Os vencimentos para veículos pequenos começam em abril e terminam no mês de julho. Por outro lado, os veículos pesados têm vencimentos nos meses de março e abril, somente.

Assim, os veículos leves podem parcelar no máximo em quatro vezes, enquanto os pesados podem ter até duas cotas.

Tabela de Vencimentos Veículos Leves

Todos os proprietários pagam nos mesmos meses, independente do final da placa. O que muda é o dia de vencimento dentro de cada mês.

Há a opção nestes tipos de veículo de pagamento com 15% de desconto em cota única, em abril. A outra opção é pagar parcelado em 4 vezes, sem descontos.

Veja abaixo a Tabela completa com todas as datas de vencimento:

Tabela de Vencimentos Veículos Pesados

A Tabela para veículos pesados (Caminhões / Ônibus / Micro-ônibus) é diferente da de veículos leves. Porém, o desconto em caso de pagamento em cota única é o mesmo (15%).

O parcelamento pode ocorrer em apenas duas vezes, em março e abril, e sem descontos.

Veja abaixo a Tabela de Vencimentos completa:

Veja também:

Pagamento IPVA 2022 ES – Onde pagar?

Em primeiro lugar ressaltamos que não é mais enviada carta pelo DETRAN. Dessa forma, o contribuinte deve emitir o boleto (mostraremos abaixo).

O pagamento do IPVA 2022 ES poderá ser efetuado nas agências do(a):

  • Banestes/Banesfácil
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Bancoob/Sicoob
  • Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

Aliás, nestas mesmas instituições o pagamento pode ser feito pelos canais de autoatendimento, para correntistas.

IPVA 2022 DETRAN ES

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Consultar o IPVA 2022 ES e imprimir 2ª Via

Como dissemos anteriormente, os contribuintes não receberão em suas residências os documentos para pagamento do imposto. Assim, deve acessar as páginas listadas acima para emissão do boleto da cota única (ou parcelas mensais), Taxa de Licenciamento e DPVAT.

Compartilhe com seus amigos: