IPVA 2022 DF: 2ª via boleto, consulta (Fazenda)

Por mais que ainda falte algum tempo para o início do pagamento do IPVA 2022 DF, muitos contribuintes já buscam se informar sobre as regras e condições de quitação do imposto.

Abaixo os contribuintes poderão conferir tudo sobre o IPVA 2022 do Distrito Federal, como reajustes, alíquotas, tabela de vencimentos e descontos.

Como funciona o IPVA?

IPVA 2022 DF

Não é novidade que o Distrito Federal passa por uma crise financeira, do mesmo modo que muitos Estados no país. Diante desta situação, que já é realidade há algum tempo, o Governo do DF tem na arrecadação de impostos como o IPVA a principal válvula de escape.

Assim, com o intuito de diminuir a inadimplência e elevar a arrecadação, é oferecido um desconto sobre o valor total se o contribuinte antecipar o pagamento já no vencimento da primeira parcela do IPVA 2022.

Com os valores arrecadados do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores vários setores podem ser beneficiados, como educação, saúde, saneamento, entre outros.

Veja também:

Cálculo do Valor do IPVA 2022 DF

Como calcular o IPVA 2022

Em resumo, são utilizados para base de cálculo justamente os valores dos veículos. Sobre os valores de tabela são atribuídas alíquotas definidas pelo Governo do Estado, através de leis.

Atualmente as alíquotas são de:

  • 1% para veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e tratores de esteira, de rodas ou mistos.
  • 2% para ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadriciclos e triciclos.
  • 3% para automóveis, caminhonetes, caminhonetas, utilitários e demais veículos não discriminados nos incisos anteriores.

Tabela de Vencimentos IPVA 2022 DF

Os proprietários de veículos contam com duas opções de pagamento, sendo:

  • Pagamento parcelado, em seis vezes, com vencimentos nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho e julho.
  • Pagamento à vista, ou seja, em cota única, e com desconto de 10% sobre o valor total do imposto.

As datas exatas de vencimento variam conforme o número final da placa do veículo. Assim, os vencimentos entre os meses de fevereiro e julho podem variar entre os dias 21 e 29 dentro de cada um dos meses.

O pagamento em parcelas não dá direito ao desconto de 10%, mas também não há acréscimos, desde que os pagamentos sejam realizados até as suas respectivas datas de vencimento. Posteriormente a estas datas será cobrada multa e também haverá acréscimos de juros diários.

Além disso, cada parcela deve ser de no mínimo de R$ 50,00 e em caso de IPVA de até R$ 100,00 o mesmo só poderá ser pago em cota única.

IPVA DF 2022

Veja abaixo a Tabela completa:

Consulta SEAFAZ e 2ª Via Boleto IPVA 2022 DF

Primeiramente é preciso ressaltar que não há mais o envio de boletos para as residências, como acontecia em anos anteriores. Desse modo todo contribuinte deve pagar gerando o boleto pela internet, nos sites do DETRAN e Fazenda, ou diretamente com os bancos credenciados (serviço para correntistas).

Veja abaixo como fazer a consulta e emitir a 2ª Via do IPVA 2022 DF:

Em ambos os sites devem ser informados dados do veículo a ser consultado, como RENAVAM e placa.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Como e onde pagar o IPVA?

Se o pagamento for através de boleto emitido nos links acima, poderá ser efetuado no(a):

  • Banco Cooperativo do Brasil S/A
  • BB – Banco do Brasil S/A
  • Banco de Brasília S/A (BRB)
  • Inter S/A
  • Banco Mercantil do Brasil S/A
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco S/A

Além disso, os correspondentes destas instituições também estarão autorizados a receber as guias de recolhimento das parcelas e também da cota única.

Outra opção de pagamento é diretamente pelo aplicativo, caixa eletrônico ou internet banking dos bancos credenciados, sem emissão de papel, sendo necessário apenas informar os dados do veículo para débito na conta corrente.

Atendimento do IPVA 2022 DF

Se acaso o contribuinte necessitar de atendimento presencial poderá se dirigir a uma das Agências de Atendimento, BRB – Conveniência ou Unidades do Na Hora disponíveis.

Além disso, pelo telefone 156, na opção 3, ou através do 0800 644 0156 (para ligações de outros estados) será possível obter atendimento específico para o IPVA.

Compartilhe com seus amigos: