IPVA 2022 CE: imprimir boleto SEFAZ e parcelamento

Acompanhe aqui todas as informações sobre o IPVA 2022 CE, como consultas no Detran e Sefaz, tabelas de vencimento, como obter descontos e pagamento parcelado.

Sobre o IPVA 2022 CE

IPVA Ceará 2022

Nos últimos dias os proprietários de veículos do Estado do Ceará, na região nordeste do país, receberam as primeiras informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Ceará 2022.

Para o próximo ano não foi promovida nenhuma mudança nas regras do imposto em relação aos últimos exercícios.

Dessa forma, os contribuintes cearenses poderão contar com os mesmos prazos para pagamento, opções de parcelamento e concessão de descontos em caso de pagamento à vista.

Como calcular o IPVA de CE 2022?

IPVA 2022 DF

Dessa vez o valor a ser pago pelo imposto deve ser maior para proprietários de veículos novos e usados, já que o valor devido é calculado de acordo com o valor de marcado do veículo, que apesar de normalmente cair de um ano para outro, dessa vez subiu bastante, devido à Covid-19.

Sobre os valores venais dos veículos, indicados pela Tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é adotada a alíquota correspondente, que varia de acordo com a categoria do veículo, conforme abaixo:

  • Carros de passeio padrão: 3,5%
  • Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 152 cilindradas: 2%
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras: 1%

Como pagar o IPVA – à vista e parcelamento

IPVA 2022 CE

A SEFAZ oferece duas opções de pagamento no Estado do Ceará, sendo somente uma delas com direito a descontos:

  • Pagamento à vista do IPVA 2022, com vencimento até o último dia útil de janeiro, com desconto de 10% sobre o valor total, podendo chegar a 15% (Veja abaixo sobre o Programa Sua Nota Tem Valor).
  • Pagamento parcelado em cinco vezes, com parcelas com valores iguais e vencimentos em fevereiro, março, abril, maio e junho, com desconto 5%, podendo ser de até 10%.

Veja a Tabela de Vencimentos:

Desconto Sua Nota Tem Valor

Os descontos de 10% à vista e 5% parcelado poderão ser acumulados com o desconto do Programa Sua Nota Tem Valor.

Assim, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor poderá resultar em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o abatimento total no pagamento parcelado poderá chegar a 10%.

Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Onde pagar o boleto do IPVA?

O pagamento do IPVA pode ser efetuado nas agências bancárias do(a):

  • Banco do Brasil
  • CEF – Caixa Econômica Federal
  • Banco do Nordeste (BNB)
  • Santander
  • Itaú Unibanco
  • Casas Lotéricas
  • Rede de farmácias Pague Menos

Como consultar o IPVA 2022 CE SEFAZ

Os contribuintes receberão, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, os boletos para pagamento em suas residências. Entretanto, caso tenha problemas no recebimento, será possível emitir a 2ª Via do IPVA Ceará 2022. Para que emita o documento, basta acessar o site oficial da Sefaz.

Neste endereço, além de imprimir a guia de pagamento do imposto, será possível fazer a consulta de débitos do veículo, bastando informar placa e RENAVAM.

Compartilhe com seus amigos: