IPVA 2022 AM: parcelar, descontos, consulta SEFAZ

O início do ano se aproxima, e assim chega o momento de se preparar para o pagamento do IPVA 2022 AM. O imposto deve ser pago pelos proprietários de veículos automotores do Estado do Amazonas sempre a partir de janeiro, mas pode se estender até o fim do ano, dependendo do final da placa.

Confira abaixo informações sobre consultas no Detran, emissão de 2ª via, tabelas de vencimentos e de valores e descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Amazonas 2022.

Sobre o IPVA Amazonas

Todos os anos entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran AM definem e divulgam aos contribuintes proprietários de veículos do Estado quais serão as regras referentes ao ano seguinte.

Para o próximo exercício serão mantidas as mesmas regras adotadas nos últimos anos e assim os contribuintes contarão com os mesmos prazos para pagamento e descontos já conhecidos.

A única diferença será no valor a ser pago, que, com a valorização dos veículos na pandemia, ficou maior. Para o IPVA Amazonas 2022, que utiliza a Tabela Fipe para base de cálculo, espera-se que os valores sejam em média 17% mais altos para veículos usados.

IPVA 2022 AM

Alíquotas e cálculo do valor do IPVA 2022 AM

O IPVA é calculado sobre o valor do veículo. Para veículos novos é considerado o valor da nota fiscal de compra. Por outro lado, para veículos usados, considera-se o valor de tabela indicado na Tabela FIPE no momento do lançamento do IPVA.

Sobre estes valores são aplicadas as alíquotas do IPVA do Amazonas, que são de:

  • 3% para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 cilindradas
  • 2% para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves com capacidade até 1.000 cilindradas.

Alíquotas IPVA 2022

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Como parcelar e pagar o IPVA 2022 AM à vista?

O Estado do Amazonas oferece aos seus contribuintes quatro opções de pagamento, sendo:

  • Pagamento parcelado, em três vezes, com vencimentos em meses consecutivos e sem direito a descontos.
  • Pagamento à vista, no vencimento da primeira parcela, com desconto de 10%.
  • Pagamento à vista, no vencimento da segunda parcela, com desconto de 5%.
  • Pagamento à vista, no vencimento da terceira parcela, sem desconto.

As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa, com placas finais 1 tendo início dos vencimentos em janeiro, placas 2 em fevereiro, 3 em março e assim sucessivamente (Veja abaixo a tabela de vencimentos prevista).

Vencimento do IPVA 2022 AM

IPVA 2022 AM SEFAZ

As datas de vencimento, como falamos acima, variam de acordo com o número final da placa. Assim, os vencimentos se dão da seguinte forma:

  • 1: janeiro, fevereiro e março
  • 2: fevereiro, março e abril
  • 3: março, abril e maio
  • 4: abril, maio e junho
  • 5: maio, junho e julho
  • 6: junho, julho e agosto
  • 7: julho, agosto e setembro
  • 8: agosto, setembro e outubro
  • 9: setembro, outubro e novembro
  • 0: outubro, novembro e dezembro

O vencimento sempre é no último dia útil do mês.

Onde pagar o IPVA? Como pagar pelo Bradesco?

O pagamento, tanto à vista quanto das parcelas, pode ser efetuado em toda a rede bancária credenciada do Estado. É possível, inclusive, pagar o IPVA sem sequer sair de casa. Basta emitir o boleto, conforme mostraremos abaixo, e pagar pelo aplicativo do seu banco, ou internet banking.

Outra opção é o pagamento do IPVA 2022 AM pelo Bradesco.

Desconto no IPVA 2022 AM (Bom Condutor)

Além dos descontos oferecidos em cota única, os bons condutores também acumular mais abatimentos, que no total podem chegar a 30% (10% na cota única mais 20% na Lei do Bom Condutor).

De acordo com a Lei do Bom Condutor, quem não tem infração de trânsito pode ter descontos adicionais no pagamento do IPVA. O percentual varia conforme o período sem multas.

Os descontos são de:

  • 10%, no caso de não ter cometido infração de trânsito no exercício anterior
  • 15%, no caso de não ter cometido infração nos últimos dois exercícios
  • 20%, no caso de não ter cometido infração nos últimos três exercícios

O requerimento para dar início ao processo está disponível na página da Sefaz-AM (www.sefaz.am.gov.br).

IPVA 2022 Amazonas atrasado

Quem deixar o IPVA atrasado, além de perder os descontos por antecipação, terá acréscimos de juros e multas de 20% do valor do imposto, no caso de recolhimento espontâneo, e 50% no caso de o veículo ser apreendido por órgão competente.

Para pagar o IPVA em atraso o contribuinte deve emitir uma nova guia no site da SEFAZ ou DETRAN.

Consulta do IPVA 2022 AM

A partir do início de janeiro os contribuintes já poderão verificar o valor do imposto a ser pago em 2022. A consulta pode ser feita no portal da SEFAZ, disponível no endereço eletrônico https://www.sefaz.am.gov.br/, ou ainda no site oficial do Detran AM.

Após acessar a página, basta informar os dados do veículo para consulta, como a placa e o RENAVAM. Além dos valores referentes ao IPVA 2022, será possível consultar multas e outras informações referentes ao veículo.

Compartilhe com seus amigos: