IPVA 2022 AL: Calendário, Tabela, Consulta e 2ª Via

Início do ano é o momento de pagar os principais impostos cobrados no país. Entre eles está o IPVA 2022 AL, devido pelos proprietários de veículos do Estado de Alagoas.

Aqui neste artigo os contribuintes poderão se manter informados e atualizados sobre o IPVA 2022, obtendo detalhes sobre a cobrança do imposto no Estado.

Como funciona o IPVA?

IPVA 2022 AL

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, isto é, é cobrado de todos aqueles que possuem carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos licenciáveis.

Recentemente escrevemos um artigo contendo explicações detalhadas sobre como é calculado o IPVA. Acesse e confira.

Em Alagoas todos os anos entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN AL definem e divulgam as regras referentes ao exercício seguinte.

Novidades para 2022

Para o IPVA AL 2022 não foram anunciadas mudanças nas regras e na forma como o imposto é cobrado no Estado. A única certeza é que os contribuintes pagarão mais caro em relação ao último ano. Isto ocorre de forma anormal neste ano, já que o normal é ocorrer um desvalorização dos veículos. Mas com a Pandemia da Covid-19 os preços dos veículos subiram bastante, aumentando também o imposto.

Para 2022 será possível pagar parcelado ou com os mesmos percentuais de desconto oferecidos nos últimos anos. Do mesmo modo, as alíquotas adotadas para base de cálculo também seguem sem mudanças.

Cálculo do Valor do IPVA Alagoas 2022 – Valor e Alíquotas

Para calcular o valor devido de IPVA basta multiplicar o valor de Tabela do veículo, divulgado pela SEFAZ anualmente, pela alíquota correspondente.

O valor do veículo é o da Tabela FIPE, muito utilizada para venda e compra de veículos. Por outro lado, as alíquotas são pré-determinadas por lei.

As alíquotas são divididas em categorias e subcategorias, conforme abaixo:

ÔNIBUS

  • 1% para Ônibus, Micro-ônibus, Caminhões, Cavalo Mecânico, Aeronaves e Embarcações.

MOTOCICLETA E SIMILARES

  • 0% até 50 cilindradas.
  • 2% até 150 cilindradas.
  • 2,75% acima de 150 e no máximo 400 cilindradas.
  • 3,25% se for acima de 400 cilindradas.

AUTOMÓVEL DE PASSEIO, UTILITÁRIO, CARGA OU MISTO

  • 1% para veículos de propriedade de locadoras.
  • 1,50% para veículos de gás natural ou híbridos.
  • 2,75% para potência de até 80 hp.
  • 3% para potência de 81hp até 160 hp.
  • 3,25% para potência acima de 160 hp e veículos não discriminados nos incisos anteriores.

Veja também as regras do IPVA de outros Estados:

Calendário de Vencimentos IPVA AL 2022

No Estado de Alagoas os vencimentos das parcelas se dão de acordo com o número final da placa, conforme a Tabela de Vencimentos divulgada pela SEFAZ.

Este calendário não tem sofrido alterações nos últimos anos, sendo praticamente o mesmo dos exercícios anteriores.

Para as placas com final 1 e 2 a primeira parcela vence em fevereiro, para as placas 3 e 4 em março, 5 e 6 em abril, 7 e 8 em maio e 9 e 0 em junho. Assim, as parcelas nº 2 à nº 6 vencem nos meses seguintes.

Os proprietários devem ficar atentos ao calendário de vencimento por final da placa, pois o descumprimento dos prazos acarreta multas e transtornos.

Veja as Tabelas abaixo:

Como pagar o IPVA 2022 AL

O imposto pode ser pago à vista, no vencimento da primeira parcela, mas sem desconto. Para obter o desconto é preciso pagar em janeiro para todas as placas, antes mesmo da primeira parcela.

Quem preferir poderá optar pelo parcelamento, em até seis vezes. Embora não haja descontos, também não há acréscimos se não houver atrasos.

Consulta IPVA 2022 AL – 2ª Via SEFAZ e DETRAN

IPVA AL 2022 DETRAN SEFAZ

A partir de janeiro os contribuintes já poderão acessar o site oficial do Detran e SEFAZ para efetuarem a consulta dos valores a serem pagos.

Além disso, será possível emitir, nestes endereços eletrônicos, os boletos do IPVA Alagoas 2022, bastando informar placa e RENAVAM do veículo.

DPVAT e Licenciamento IPVA 2022

Para que o veículo seja licenciado o licenciamento e o seguro DPVAT devem ser igualmente pagos.

É preciso ter atenção, pois o não licenciamento gera muitas dores de cabeça. Os juros e outros acréscimos por atraso são os menores problemas para o proprietário. Eventualmente o veículo pode ser parado em uma fiscalização e assim será apreendido, gerando inclusive multa de trânsito.

IPVA AL 2022 – Telefone

Se acaso necessitar de mais informações o contribuinte deve entrar em contato com a SEFAZ pelos telefones (82) 3315-9000 e 0800-284-1060.

Além disso, poderá se dirigir aos postos de atendimento JÁ, atendimento geral no prédio do antigo Produban e gerências regionais no interior.

Compartilhe com seus amigos: