Veja como calcular o IPVA 2022 do seu Estado

Com a chegada de mais um ano muitas pessoas já se preocupam com os compromissos comuns a esta época e buscam entender como calcular o IPVA 2022. Isto porque o IPVA é uma das principais obrigações do início de cada ano, juntamente com o IPTU e despesas escolares.

Abaixo, além de saber como calcular o IPVA 2022 do seu veículo e do seu Estado, será possível saber mais sobre este imposto, presente na vida de tantos brasileiros.

Como funciona o IPVA?

Como calcular o IPVA 2022

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo que deve ser pago pelos proprietários de veículos ao Estado onde o veículo foi emplacado. Ele se assemelha ao IPTU, que é o imposto sobre a propriedade de imóveis.

Da mesma forma que o IPTU, o IPVA é de caráter anual e normalmente é cobrado sempre no início de cada ano. Assim, nos últimos meses de cada ano os Departamentos de Trânsito (DETRAN) e as Secretarias de Fazenda (SEFAZ) de cada Unidade da Federação definem e divulgam as regras de pagamento aos contribuintes, para que estes já iniciem o ano com o cronograma de vencimentos.

Como funciona o cálculo? Como calcular o IPVA 2022?

O valor do imposto é definido por alguns critérios básicos que variam de Estado para Estado. Portanto, será necessário verificar as regras do seu Estado. Esta verificação pode ser feita aqui mesmo em nosso site. Basta acessar o Menu na parte superior da página. Depois disso basta buscar pelo seu Estado e conferir as informações completas do IPVA 2022.

De modo geral, para calcular o IPVA 2022 a ser pago, deve-se considerar o valor de mercado do próprio veículo e da alíquota do imposto definido por cada Estado.

Valor do veículo Tabela FIPE

Em primeiro lugar, para saber como calcular o IPVA do seu carro, o proprietário do veículo deve pesquisar sobre o valor venal do automóvel, ou seja, o valor médio de mercado. Normalmente estes valores são apontados pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A tabela FIPE calcula os preços médios dos veículos (carros, motos, caminhões) novos e usados a partir várias informações: preços médios praticados no mercado, marca, modelo, ano de lançamento, cor, estado de conservação, etc.

Quando divulgam as informações do IPVA do exercício, os Estados liberam uma tabela contendo todos os veículos emplacados naquela localidade. Lá constam todos os valores dos veículos. No entanto, antes mesmo da divulgação pela SEFAZ e DETRAN é possível saber o preço aproximado fazendo uma busca no site da FIPE e selecionando a marca, modelo e ano de seu veículo.

Alíquotas do IPVA 2022

Alíquotas IPVA 2022

Após saber qual o valor venal do veículo, é necessário ter conhecimento da alíquota que será aplicada. Esta alíquota normalmente varia entre 1% e 4%, de acordo com a categoria do veículo e o Estado, que é o responsável por atribuí-la.

Lembramos que no menu é possível selecionar o seu Estado e conhecer, entre outras informações, a alíquota adotada para cada categoria de veículo.

Exemplo prático:

Em São Paulo, onde a alíquota para um veículo de passeio é de 4%, selecionamos o carro mais vendido do Brasil nos últimos anos: o Ônix.

O Chevrolet ONIX Hatch LTZ 1.4 (Manual) Modelo 2019 tem valor verificado na Tabela Fipe de R$ 52.500,00. Portanto, o valor do seu IPVA será de 52.500,00 x 4%, que é R$ 2.100,00.

Além disso, o contribuinte deve pagar a sua taxa de licenciamento e seguro DPVAT, que não estão incluídos neste cálculo. Entretanto estes valores são bem mais baixos que do IPVA.

Alíquotas de todos os Estados

Veja abaixo as alíquotas de todos os Estados para veículos de passeio. Basta multiplicar a alíquota pelo valor de tabela do seu carro para saber o valor do seu IPVA.

  • 2,00% – Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
  • 2,50% – Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe.
  • 3,00% – Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.
  • 3,50% – Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná.
  • 3,75% – Goiás.
  • 4,00% – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como pagar o IPVA 2022? À Vista ou Parcelado?

Todos os Estados oferecem a opção de pagamento em Cota Única, mas nem todos oferecem descontos na antecipação. Então fique atento. Antecipar sem desconto não vale a pena.

Já para quem tem o desconto oferecido, que em média é de 3% a 10%, vale a pena quitar o IPVA 2022 mais barato. Isto porque, em tempos de juros baixos como os de agora, as aplicações de baixo ou nenhum risco de perda de capital não rendem muito mais do que 0,30% ao mês. Portanto, se você tem condição de quitar o IPVA  2022 à vista com desconto sem se apertar financeiramente, o faça!

Por outro lado, quem não tem desconto oferecido em seu Estado ou não tem condição de liquidar à vista, existe a opção de parcelamento. O parcelamento do IPVA 2022 não implica em acréscimos quando as parcelas são pagas em dia. No entanto, não há descontos para esta opção.

Acesse as informações completas do IPVA 2022 do seu Estado:

Aqui iremos listar as informações de todos os Estados conforme as regras forem divulgadas. Aguarde e acompanhe a atualização desta página.

Compartilhe com seus amigos: